.

"Do muito que falou, se perdeu o homem. Mas do pouco que escreveu, aprendeu o menino."
Nilo Mendes

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

  " E a rosa desabrochou."

    " Não sei quando tudo começou!Recordo apenas que foi à muito tempo atrás em que cruzei com aquele senhor,de idade indefinida...
    Era começo de tarde e eu fazia a minha caminhada à beira mar,como de costume.Ele estava lá,parado,contemplando o mar,absorto em seus pensamentos!Tão concentrado,que nem respondeu ao meu cumprimento...
    Continuei a caminhada e quase uma hora depois,na volta,ele ainda estava do mesmo jeito de quando passei.Me aproximei devagar e pude perceber que estava chorando em silêncio!Sabe quando a pessoa está só em meio à multidão e as lágrimas caem e você nem consegue ouvir os gemidos intercalados com o barulho das ondas?
    Acho que foi por estar assim,que ele não ouviu o boa tarde que lhe dei...Fiquei ali,parado,ao lado daquele senhor e por um momento,esqueci a minha dor,prá ajudar a cuidar da dele.Mesmo não sabendo do que se tratava.Apenas fiquei ali...
    Não sei dizer por quanto tempo ficamos ali,parados.De vez em quando,eu olhava prá ele e percebia que o velho parecia não estar alí.Parecia perdido no tempo de suas ilusões,no seu passado.Ele chorava!E,eu sabia o que era aquilo...
    E foi assim que,de repente,lembrei de mim,da minha dor,do meu passado.Do que era e do que restou daquele homem,daquele menino que um dia pensou ser livre,por correr pelas ruas e saber que sempre havia alguém que ia cuidar dele!E sempre foi assim!Até que eu cresci...
    Senti que alguém tocava em meu braço!Era aquele senhor,que com um sorriso,me perguntou o que eu estava fazendo alí,ao lado dele...
    Respondi que ao passar por ele,vi que estava chorando e parei prá ver se precisava de ajuda.Ele sorriu e disse que agora,parecia que quem precisava de ajuda era eu...E,de repente,estávamos rindo como velhos amigos...
    Começamos a caminhar e ele me falou de sua vida:Anos atrás,em sua cidade (ele não me disse qual era),mudou uma família prá sua rua e ele conheceu uma linda moça,da qual se apaixonou eternamente.Ele não soube explicar o porque dela nunca ter ficado sabendo do seu amor,da sua devoção à ela.
    Mas me disse o quanto é triste ter tanto amor prá dar e não ter nada à receber...Mas Nilo( ele sabia o meu nome e não me disse o dele...),o melhor de tudo era quando ela passava por mim e me dirigia um sorriso lindo!Parecia que uma rosa desabrochava,sempre que isso acontecia...
    Até que um dia,o amor que ele desejava,foi ofertado à outro e ele teve que ir embora...
    Ele parou de andar,me abraçou e disse que essa era a sua vida,a sua história.E disse-me ainda,que eu aprendesse que nenhuma dor supera o tempo da vida,pois o tempo amadurece qualquer amor,dependendo de como você vive e prá quem você vive...
    Ele foi embora e eu fiquei alí,parado,vendo ele sumir na imensidão da praia deserta.
    Eu sempre volto à praia e nunca mais vi aquele velho homem...Não sei se era um anjo que Deus enviou prá cruzar o meu caminho e mostrar que não sou o único que sofre por ter cometidos erros,dos quais não consigo paz...Entender que acima de tudo sou humano e cheio de falhas...
    Apenas sei que aprendi com ele;que um sorriso,mesmo sem saber,pode fazer desabrochar uma rosa no jardim de alguém!"



12/12/2014                                                                               Nilo Mendes.

2 comentários:

  1. Linda história!! de uma delicadeza amei!! parabéns meu amigo pelo olhar de carinho que tens para oferecer.beijos ♥

    ResponderExcluir
  2. Obrigado,minha amiga!Seu comentário só engrandece a minha escrita,a nossa amizade e o seu carinho!Beijos...

    ResponderExcluir