.

"Do muito que falou, se perdeu o homem. Mas do pouco que escreveu, aprendeu o menino."
Nilo Mendes

quarta-feira, 28 de março de 2012

“ A vida da gente...!”


  “ Eu não tenho o costume de assistir novelas e são poucas as que eu gostei.Nada contra quem gosta e sei também que em algumas,podemos ver as nossas vidas serem descritas com quase os mesmos valores e defeitos.A vida da gente é uma delas...
   É engraçado como temos a percepção de nos vermos quase que sempre,refletidos  na tela,onde um determinado ator ou atriz,passa a viver uma história semelhante a que nos acontece no dia-a-dia.A vida da gente retrata um pouco de alguém...
   E o amor é o principal argumentador e moderador de muitas histórias,onde nem sempre podemos  ser beneficiado pela mão do autor ou autora,pois a ficção é tão diferente da realidade.Quem nunca amou ou foi amado nesta vida?Ou quem nunca ouviu falar de alguém que amou até não saber a quem mais amar?
   Aqui na minha cidade,quando eu era apenas um garoto,conheci um homem  de uns trinta anos aproximadamente e que vivia perambulando pelas ruas, sem moradia e comendo restos de comida estragada que alguém jogava nas latas de lixo.Sempre estava de cabelos compridos e uma emaranhada barba.Dava pena deste homem,pois quando alguém se aproximava com algum tipo de alimento feito na hora para lhe oferecer;ele fugia alguns metros.Ficava observando por alguns minutos,parecia um bicho acuado.Era exatamente como eu estou descrevendo.Tinha que deixar o alimento em cima de alguma coisa ou no chão e se afastar;somente assim ele se achegava,pegava a comida e saia andando,sem destino.
   No inverno era muito pior,pois aqui chove por muitos dias sem parar e sempre venta frio.Muitas vezes eu o via quase sem roupas.Sem camisa e com apenas uma bermuda rasgada a cobrir o seu frágil corpo.Estas cenas eu presenciei por muitos anos.Por mais de duas décadas...Você já se imaginou viver nestas condições por uns dias?Eu apenas perguntei o que já me permiti pensar fazer.Uma certa vez,conheci uma pessoa que era parente dele e eu perguntei porque ele ficou assim e o que eu ouvi me deixou perplexo;ele amava uma mulher e fizeram um “trabalho” prá ele e desde então,a vida dele se resume ao que eu descrevi.E o que poderia ser pior na vida de alguém assim?Ter outros “seres humanos” nem tão humanos assim,a maltratar quem nem forças tem para reagir...Eu nunca presencie tais cenas,mas ouvi falar...Uns anos depois eu aceitei à Jesus como meu Salvador e participei de campanhas de orações em favor de pessoas  que tiveram as suas vidas atrapalhadas por certos tipos de gente.E eu pedi à Deus que mudasse a história daquele homem.Eu nuca mais vi ou ouvi alguém falar nele.Alguns  anos depois,eu o encontrei  na rua.Eu confesso que fiquei sem entender nada.Ele estava limpo,de roupas limpas,calçado nos pés,cabelos cortados e sem a barba.Cheguei perto dele e o cumprimentei.Ele me olhou e respondeu.Não fugiu!Milagres existem e eu sei,pois já presenciei muitos!E o que eu mais fiquei feliz,foi saber que ele era um cristão e que estava frequentando uma Igreja evangélica...
   A vida da gente retrata muitas histórias que nem sempre ficamos sabendo.E nestas histórias,todas são gerenciadas pelo amor.Não importa de que forma ele está,apenas sei que ele está...
  Fazemos tudo por amor...O amor conhece os nossos passos e sabe qual será a nossa estrada.Onde nossos desejos nem sempre são ouvidos,pois eles estão calados por um tempo indeterminado por nós..,vazio de compaixão!O amor conhece os nossos pensamentos e até aquilo que não queremos sonhar.
   E quando tudo é o que  não desejou,Você desperta para o que não  te faz viver.Você não se reconhece naquilo que dizem ser você...Diga para o seu coração apenas uma coisa que você fez por amar alguém e verá do que somos capazes...Seria bom se tivéssemos a capacidade de saber dividir os nossos corações e assim,quem sabe,não aprender a magoar quem mais nos ama...Por amar,podemos nos perder e nunca sermos achados por nós mesmos...Mas,diga para o seu coração o quanto você já se doou em seu amor,o quanto correu por aí,sem saber se ia ou se voltava sem perder a razão ou o orgulho...Diga prá ele como eu sempre tenho de dizer ao meu que,mesmo sem pretexto,apenas por uma vontade louca de te ver ou ouvir a sua voz,eu sai correndo por  uma estrada qualquer,até perder o fôlego e cair no chão,sem forças para voltar...
   Por amor,uma alma dilacera uma outra alma.Por amor,as histórias vão sendo escritas nos anais dos tempos e cada uma,com a sua verdade ou mentira,passa sem saber,a fazer parte da vida da gente...!”

18/11/2011                                                                                                     Nilo Mendes.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza,Simone.A ficção é algo que imaginamos e que está além da realidade,mas,nos livros,nas novelas,nas crônicas e nos filmes;uma parte passa a ser como um presságio para os nossos dias...

    ResponderExcluir
  3. verdade Porque a gente se envolve com a história, acompanha os dramas do personagem do começo ao fim, se identifica com a enredo, sem falar que somos seres emotivos e é isso que nos torna humanos...beijos

    ResponderExcluir
  4. Sim.Querendo ou não,acabamos nos envolvendo na vida de alguém e seja destino ou não,passamos a pertencer e torcer para que tudo termine bem...

    ResponderExcluir