.

"Do muito que falou, se perdeu o homem. Mas do pouco que escreveu, aprendeu o menino."
Nilo Mendes

terça-feira, 15 de maio de 2012

“ Eu vejo...!”



   “ Estava diante do espelho e passava o creme de barbear em meu rosto,pois estava precisando fazer a barba.Não sei porque,mas não estava gostando do que via...Enquanto massageava o creme em minha pele e virava o meu rosto em vários ângulos;pude constatar que houve mudanças em mim.E não eram somente físicas...
    Eu vejo um homem diferente no espelho.Eu sei que sou eu mesmo quem está ali,me observando.Mas vejo que houve sutis mudanças nos meus olhos,no jeito de olhar.Eu vejo olhos tristes,quase sem aquele brilho que antes havia...O que aconteceu comigo?Onde estão aqueles olhos negros?Eles parecem ter mudado de cor.O creme está secando e eu continuo me olhando de uma maneira que antes eu nunca havia pensado me ver.Eu vejo um homem triste.Não consigo entender,mas não gosto do que vejo.Eu gostava mais daquele Nilo que andava pela vida sem medo de magoar alguém,pois não havia ninguém que pudesse ser magoado.Apertei o aparelho de barbear em minhas mãos e comecei a fazer a barba...
    Eu não consegui parar de pensar no que estava vendo no espelho.Disse a mim mesmo que era apenas a idade confirmando o seu poder na presença de todo ser vivo.Mesmo sabendo que eu já não era mais o mesmo de antes,sentia que havia muito mais para ver de mim naquele instante,do que em toda uma vida.Eu só não percebi em que tempo houve estas mudanças.Eu entendo que muitas coisas aconteceram em minha vida,que possam ter provocado esta transformação;das quais eu quase nada poderia ter feito para desfazer, tamanha sequência de infortúnios.Eu vejo um homem diferente daquele que eu  havia acostumado ver.Mas me alegrei por sentir que estas mudanças não conseguiram mudar o meu caráter.
   Eu vejo rugas em volta dos olhos,mas compreendo que elas sejam companheiras dos meus problemas e preocupações,dos quais ninguém está livre.Continuo vendo um rosto cansado e não por algo físico.A lâmina do barbeador desliza por sobre a pele do meu rosto,eliminando cada pêlo que compôem a barba e que eu acho tão indesejada.Ah,como eu desejo que esta lâmina pudesse eliminar toda a minha dor,todo o sofrimento,todo remorso.Queria que ela removesse tudo o que me causa dor.Mas entendo que se ela tivesse este poder,não haveria mais lâminas disponíveis no mercado;pois quem nunca teve problemas ou que não terá rugas?
    Eu vejo uma boca cansada de não sorrir prá ninguém.Forço um sorriso e ele sai meio torto.Talvez por não ser natural,sincero...Tudo na vida precisa ter um objetivo,uma razão;que nos impulsiona a fazer algo que possa ter sentido.Algo que venha a te provar que você não existe por acaso e que te faça ver que as mudanças são necessárias e que elas só acontecem naqueles que podem mudar o que precisa ser mudado...
    Eu vejo um homem que já passou por momentos que muitos não passaram ou que talvez nem venham a passar e que sabe dos erros que cometeu.Eu vejo alguém que sabe amar.Que se preocupa com quem está por perto.Eu vejo um homem que sabe valorizar a amizade e o perdão.E mesmo que alguém ainda o derrube,saberá se levantar e seguir em frente.Eu vejo...!”
12/07/2011                                                                                                                       Nilo Mendes.

3 comentários:

  1. Estas são as mudanças da alma. Eu não acredito em envelhecimento. Eu acredito em alterar para sempre o aspecto de alguém para a luz. Eis meu otimismo.procure o menino dentro de vc ,acenda a sua luz e o olho voltara a brilhar...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Ah,minha amiga,assim não funciona!Pois mesmo que o velho se sinta um menino,o corpo envelhecerá e continuará executando o que lhe foi permitido fazer,no ciclo da vida...

    ResponderExcluir